Notícias

Ecopontos de São Luís começam a receber óleo de cozinha para reciclagem

A Prefeitura de São Luís iniciou no último dia 18 de setembro, a coleta e descarte ambientalmente adequados dos resíduos domiciliares entre os quais, óleo de cozinha usado. O Ecoponto Residencial Esperança, foi o primeiro a oferecer esse serviço já estendido a todas as unidades que estão preparadas para o descarte voluntário do óleo orgânico usado pela população.

Os locais estão equipados com duas bombonas, com capacidade suficiente para receber até 100 litros do produto cada uma. Todo o produto descartado é entregue para cooperativas que o reutilizam para fabricar sabão e detergente. Com isso, a Prefeitura garante ainda a melhoria da renda destes profissionais.

Cada pessoa pode fazer o descarte de até 5 litros de óleo de cozinha usado por dia. Para isto, é preciso que após o uso, o óleo esfrie e em seguida seja armazenado em uma garrafa PET. Depois disto, basta levar o óleo até o Ecoponto mais próximo e fazer o descarte nas bombonas. A mesma garrafa PET pode ser usada para novo armazenamento e descarte de óleo.

ECOPONTOS

Os Ecopontos de São Luís são unidades onde a população pode fazer a entrega voluntária de pequenos volumes de resíduos que não são recolhidos pela coleta domiciliar diária como materiais recicláveis (papel, vidro, metal, plástico, óleo de cozinha e outros) e resíduos de construção civil (RCC) e volumosos (restos de poda, capina, móveis e eletrodomésticos sem serventia).

Além disso, os Ecopontos garantem aos carroceiros um local regulamentado para a realização de destinação ambientalmente adequada do entulho transportados por estes profissionais.

Os Ecopontos funcionam de segunda-feira à sábado, das 7h às 19h. Os produtos recicláveis coletados nesses pontos são enviados a cooperativas de reciclagem. Já os produtos orgânicos e inertes (madeiras, resíduos de construção civil, vidros, plásticos, latas de alumínio, etc.) são encaminhados para destino final ambientalmente adequado.

SAIBA MAIS

COMO DESCARTAR O ÓLEO NO ECOPONTO?

- Adote uma garrafa PET
- Após o uso, deixe o óleo esfriar
- Em seguida, guarde-o na garrafa PET
- Dirija-se ao Ecoponto mais próximo de sua casa
- Deposite o óleo da garrafa PET na bombona
- Guarde a garrafa PET e use-a para armanezar o óleo do próximo descarte

PROTEJA O MEIO AMBIENTE

Apenas um litro de óleo é o suficiente para contaminar até 25 mil litros de água, por isso, descarte seu óleo de cozinha usado no Ecoponto mais próximo da sua casa.

ONDE JÁ TEM ECOPONTOS?

- Ecoponto da Avenida dos Africanos - Avenida dos Africanos, s/nº, Bairro de Fátima, entrada do Parque Amazonas;
- Ecoponto do Angelim - Rua 27, s/nº (antes do Makro, próximo ao Restaurante Chico Noca);
- Ecoponto do Bequimão - Avenida 1, s/nº, Bequimão;
- EcopontoTuru - Travessa G, s/nº, Habitacional Turu;
- Ecoponto Jardim América - Avenida 03, s/nº, Jardim América (Ao lado da União de Moradores)
- Ecoponto Jardim Renascença - Rua Netuno, próximo à Paróquia de São Paulo Apóstolo
-Ecoponto Residencial Esperança - Rua Doutor Ribeiro, s/nº, Residencial Esperança

INFORMAÇÕES:

Central de Atendimento do Comitê Gestor de Limpeza Urbana: 0800 098 1636.

Reporter Cidade

Shopping Na Cidade

programa chegai

google play

Enquete

Você é a favor da legalização dos táxis-lotação?