Notícias

Serviço Travessia comemora um ano e anuncia novos serviços

Desde o seu lançamento, em fevereiro de 2016, o ‘Travessia’ vem revolucionando a vida dos usuários permitindo-lhes o direito de ir e vir com mais dignidade. Para comemorar a data, a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) e a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) anunciam nesta terça-feira (7), no auditório da MOB, novos serviços que buscarão beneficiar ainda mais o público do programa.

O ‘Travessia no Cinema’, ‘Travessia na Praia’ e ‘Travessia na Folia’ integrarão o Serviço Travessia, incluindo novas formas de atendimento às pessoas com deficiência já cadastradas, e, tudo isso, de modo completamente gratuito.

Além desta novidade, o ‘Travessia’ também inova o serviço de transporte gratuito porta a porta ao disponibilizar, em cada van, uma cadeira de rodas nova. A ideia surgiu após a agência identificar que algumas pessoas deixavam de utilizar o Travessia por não possuir, ao menos, uma cadeira de rodas para se locomover.

Novos serviços, mais lazer

O ‘Travessia no Cinema’ passou a ser uma realidade em ações-piloto ocorridas em um cinema, na capital, nos últimos fins de semana. Para dar início aos novos serviços, cinco pessoas usuárias do Travessia e seus acompanhantes foram convidados para o sábado de lazer com direito a filme, pipoca e refrigerante – tudo a escolha dos presentes – gratuitamente.

Os novos serviços têm como principal objetivo disponibilizar uma opção de lazer a esse público, por meio do ‘Travessia’, nos fins de semana, como explica o presidente da MOB, Artur Cabral.

“Nós vimos uma necessidade de criar mais algumas opções de lazer para essas pessoas mais necessitadas que, por diversos motivos, até financeiros, acabavam não utilizando o nosso serviço para fazer essa opção de lazer que é um direito deles. Nós começamos a trabalhar quais seriam as possibilidades e a primeira foi o cinema. No caso desses serviços, é uma inversão da comunicação. A coordenação do Travessia convida as pessoas ao invés de esperar a marcação, e o que nós sentimos nessa primeira ação é que o Travessia não só dá qualidade de vida, ele muda a vida das pessoas. Das cinco pessoas que foram assistir o filme, quatro delas nunca tinham ido ao cinema”.

Para completar a diversão dos fins de semana, os domingos serão marcados pelo ‘Travessia na Praia’. Será instalado um posto do Travessia na Praia de São Marcos com cadeiras totalmente adaptadas para banho.

O lazer não fica por conta somente dos dois serviços. O ‘Travessia na Folia’ esteve em funcionamento na temporada carnavalesca. Quem desejou cair na folia pôde sair de casa sem preocupações, uma vez que o serviço funcionou em horário estendido a fim de garantir a brincadeira dos foliões, e, ao longo do ano, permanecerá disponível em outras festividades, como o São João.

Um ano de Travessia

Com capacidade de atendimento para até 1000 viagens/mês, o Serviço ‘Travessia’ é executado em quatro veículos do tipo VAN, adaptadas, climatizadas e com capacidade para levar até três cadeirantes e seus acompanhantes na Região Metropolitana de São Luís (Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa) e Imperatriz (Davinópolis e Senador La Rocque). Em São Luís, o serviço ampliou seu atendimento a deficientes visuais e crianças com microcefalia. O serviço já realizou mais de 5.000 atendimentos, que resultaram em 11.026 viagens apenas na Região Metropolitana de São Luís.

Números
648 – Cadastrados em São Luís
5.796 – Atendimento durante um ano
11.026 – Viagens durante um ano
1.000 – Capacidade de viagens ao mês em São Luís
1.000 – Capacidade de viagens em Imperatriz

 

Reporter Cidade

Shopping Na Cidade

programa chegai

google play

Enquete

Você é a favor da legalização dos táxis-lotação?