Notícias

Veículos movidos a gasolina podem ser proibidos de circular a partir de 2040

Veículos movidos a combustíveis fósseis podem ser proibidos de circular a partir de 2040. É o que prevê um projeto de lei (PLS 304/2017) do senador Ciro Nogueira (PP-PI) em análise na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ).

O projeto proíbe a venda de carros movidos a gasolina, diesel ou gás natural a partir de 2030 e, a partir de 2040, veda a circulação de qualquer automóvel desse tipo.

Só serão permitidos nas ruas veículos que utilizem exclusivamente biocombustíveis, como o biodiesel e o etanol, ou movidos a eletricidade.

Serão exceção apenas carros de colecionadores, veículos oficiais e diplomáticos ou de visitantes estrangeiros até seis meses depois de sua entrada no País. O autor da proposta, senador Ciro Nogueira destacou que atualmente o setor de transportes é responsável por um sexto das emissões de gás carbônico na atmosfera, por conta da queima de combustíveis fósseis. Por isso, outros países estão tomando decisões parecidas, como a França, a Noruega e a Índia.

O senador lembrou que há montadoras que já têm planos de fabricar exclusivamente veículos elétricos a partir de 2019. A proposta vai passar pela análise das Comissões de Constituição e Justiça e de Meio Ambiente.

Com informações da Agência Senado.

Reporter Cidade

Shopping Na Cidade

programa chegai

google play

Enquete

Você é a favor da legalização dos táxis-lotação?